quarta-feira, 11 de junho de 2014

Justiça Militar faz audiência de PMs suspeitos de flagrante forjado no Rio

Major Pinto aparece recebendo voz de prisão de uma advogada (Foto: Reprodução/Youtube)
Major Pinto também aparece em um vídeo recebendo voz de prisão de uma advogada (Foto: Reprodução/Youtube)

Os dois policiais já foram ouvidos em audiência anterior.
Na ocasião, os PMs foram afastados das ruas pela corporação.

Justiça Militar realiza nesta quarta-feira (11), a partir das 13h30, audiência de instrução das testemunhas de acusação no processo que apura a denúncia contra dois policiais militares que teriam forjado um flagrante contra um jovem em uma manifestação no Centro do Rio, em 2013. O major Fábio Pinto Gonçalves e o 1º tenente Bruno César Andrade Ferreira respondem por constrangimento ilegal. Os dois já foram ouvidos em audiência anterior.
Na ocasião, os PMs foram afastados das ruas pela corporação depois de supostamente terem colocado um morteiro na mochila de um jovem, que foi detido. Imagens da abordagem foram publicadas pelo jornal “O Globo”.
Os policiais foram interrogados pela juíza Ana Paula Monte Barros no dia 30 de abril. As testemunhas de defesa serão ouvidas em outra sessão, ainda sem data marcada.

Vídeo mostra momento da detenção

As imagens mostram um rapaz de camisa preta correndo e um policial atrás segurando um morteiro. As pessoas em volta pediam calma. Momentos depois, o agente reaparece com o objeto na mão. Em seguida, policiais abordam um grupo que estava com o jovem. Eles são parados e revistados. Uma mulher intervém: “Pede a identificação”. Mas é repreendida: “Tira a mão de mim!”
Os PMs pedem para um dos jovens abrir a mochila. O policial, então, deixa o artefato cair no chão. O jovem é detido, suspeito de estar com explosivos, mas nega as acusações. “Eu não fiz nada!”, argumenta o menor. Mas outro policial afirma: “O senhor está com três morteiros”.
Enquanto o rapaz é encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá), outros jovens do grupo contestam a detenção, gritando várias vezes “Cadê o morteiro?”.
Na ocasião, a Polícia Militar informou que o documento de apreensão dos fogos registra apenas que os mesmos foram encontrados na calçada e “não necessariamente com o jovem”.

Gás de pimenta

O major Pinto é o mesmo que aparece em um vídeo jogando gás de pimenta em professores durante protesto em 30 de setembro de 2013. Nas imagens, ele usa um lançador de gás de pimenta durante um tumulto em frente à Câmara Municipal do Rio.
O policial, lotado no 5º BPM (Praça da Harmonia), aparece também em outra gravação, publicada na internet, recebendo voz de prisão de uma estagiária de direito – segundo o Instituto de Direitos Humanos (IDH) –,  por abuso de autoridade.
Do G1 RIO DE JANEIRO



Nenhum comentário: